Nobel de Física 2024 premia pioneiros da inteligência artificial
O estadunidense John Hopfield e o inglês Geoffrey Hinton foram laureados por conta do uso de estatísticas fundamentais de diversas áreas da Física
08/10/2024 15h52
A Academia Real das Ciências da Suécia concedeu o Prêmio Nobel de Física de 2024 para o estadunidense John Hopfield e o inglês Geoffrey Hinton, considerados pioneiros da inteligência artificial (IA), na manhã desta terça-feira (8).
Leia mais: Enem dos Concursos: notas são divulgadas pelo Governo Federal; veja como acessar
A dupla foi laureada por conta do uso de estatísticas fundamentais de diversas áreas da Física na criação de redes neurais para aprendizado de máquina (termo que você talvez conheça como machine learning). O prêmio, dividido igualmente entre eles, é de 11 milhões de coroas suecas (aproximadamente R$ 5,8 milhões).
Ellen Moons, presidente do Comitê do Nobel de Física, comentou sobre as implicações da inteligência artificial, afirmando que a sociedade deve utilizar essa tecnologia de maneira segura e ética.
O prêmio é de 11 milhões de coroas suecas, aproximadamente R$ 5,9 milhões, e é dividido entre os vencedores. A premiação de Física, considerada uma das mais prestigiadas na área, foi estabelecida no testamento de Alfred Nobel e tem sido concedida desde 1901, com alguns intervalos.
No ano anterior, o prêmio foi entregue a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier, por suas pesquisas sobre pulsos ultracurtos de luz. O prêmio de Medicina de 2024 também foi anunciado nesta semana, reconhecendo os cientistas Victor Ambros e Gary Ruvkun por suas descobertas sobre o microRNA e sua função na regulação genética.
Leia também: Segundo voo da FAB com brasileiros e familiares resgatados do Líbano chega ao Brasil
REDES SOCIAIS