Candidatos habilitados para participar da prova de títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU) devem enviar documentos comprobatórios a partir desta quarta-feira (9).
Os arquivos devem ser enviados exclusivamente pela área do candidato, no site do processo seletivo, o mesmo em que a inscrição foi realizada, até quinta-feira (10). O prazo segue até sexta-feira (11) para os candidatos do bloco 4, que tiveram as notas divulgadas na noite dessa terça-feira (8).
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, informará os participantes para que façam essa etapa. Essa comunicação será feita no extrato do resultado, por e-mail e WhatsApp. Ao todo, 45.082 cidadãos estão qualificados.
Leia também: +Milionária pode pagar R$ 15 milhões no sorteio desta quarta-feira (9)
O MGI ainda esclarece que a comprovação de títulos pode mudar a classificação, de acordo com a pontuação obtida na etapa. Aqueles que não enviarem a documentação dentro do prazo receberão nota zero. Entretanto, a ausência de títulos não implicará na desclassificação, o que manterá a pontuação obtida inicialmente.
A etapa do “Enem dos Concursos” trata da comprovação de experiências profissionais e titulação acadêmica, como pós-graduação, mestrado e doutorado.
Confira o passo a passo para o envio dos documentos:
1. O primeiro passo é verificar quais títulos valem pontos em cada um dos cargos para os quais o candidato está concorrendo.
Essa informação está nos "quadros de atribuição de pontos para a avaliação de títulos", disponíveis no Anexo VI dos editais dos blocos 1 a 7, de ensino superior, e no Anexo V do edital do bloco 8, de nível médio.
2. O segundo passo é enviar as imagens dos documentos que comprovam os títulos do participante, via upload, para cada cargo, no site do concurso.
Os documentos que são aceitos pela banca para a comprovação de cada título (mestrado, doutorado, especialização, residência em saúde, experiência profissional e produção acadêmica/técnica/cultural) estão descritos no item 7.1.3 dos editais.
Veja as regras para o envio:
As imagens enviadas deverão ser dos documentos originais ou de cópias autenticadas em cartório;
Somente serão aceitas imagens nos formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB;
Os candidatos devem manter consigo os documentos originais, já que a apresentação deles pode ser exigida a qualquer momento pelo Ministério da Gestão;
Os diplomas ou documentos que comprovem a escolaridade exigida como requisito básico do cargo não serão considerados na avaliação de títulos;
Não serão aceitas imagens enviadas de qualquer outra forma nem documentos ilegíveis.
O resultado preliminar será divulgado em 4 de novembro. Caso o candidato discorde da pontuação que recebeu, poderá pedir uma revisão da nota até 5 de novembro. Ao recorrer, no entanto, não será permitido enviar novos documentos comprobatórios. O resultado dos pedidos de revisão será divulgado no dia 19 de novembro. Já a lista final dos aprovados nas vagas do CNU está prevista para sair no dia 21.
Leia também: Eleições em São Paulo: veja quem apoiará Ricardo Nunes ou Guilherme Boulos no 2º turno
REDES SOCIAIS