O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (10), mostra um aumento de casos de Covid-19 em alguns estados das regiões Norte e Nordeste. Os dados indicam um crescimento dos registros entre os idosos.
O relatório aponta um crescimento nos estados do Acre, Pará e Pernambuco. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos de Sars-CoV-2 (Covid-19) foi de 30%. Entre os óbitos, o índice registrado foi de 63%.
Leia mais: "Não se mexe em instituições que estão funcionando", diz Barroso
A análise também mostra uma tendência de interrupção do crescimento e de diminuição dos casos de SRAG por Covid-19 em estados da região Centro-Sul. A atualização aponta que apenas duas das 27 unidades federativas do país, Minas Gerais e Pernambuco, apresentam sinal de aumento.
Segundo o estudo, a redução dos casos de SRAG observada no agregado nacional se deve a uma queda ou interrupção do crescimento das ocorrências associadas à Covid-19 e ao rinovírus em diversos estados do país, embora ambos os vírus ainda apresentem tendência de aumento em outros estados.
O InfoGripe destaca ainda a diminuição do número dos casos graves pelo rinovírus, que atinge principalmente crianças e adolescentes de até 14 anos. Esse cenário foi constatado em quase todos os estados do país, com exceção de Santa Catarina e Pernambuco onde se verifica aumento de ocorrências graves pelo vírus.
Já os casos de SRAG por Covid-19 apresentam sinal de manutenção da queda em Mato Grosso do Sul (MS), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), e interrupção do crescimento ou início de queda em Goiás (GO) em Minas Gerais (MG) e Distrito Federal (DF). T
Os estados que apresentava tendência de crescimento dos casos de SRAG entre os idosos, em decorrência da Covid-19, já mostram sinais de interrupção do crescimento ou início de queda, como Ceará (CE), Santa Catarina (CE) e Rio Grande do Sul (RS).
Dez capitais apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG: Boa Vista (RR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio Branco (AC), Vitória (ES).
No ano epidemiológico 2024, já foram notificados 141.147 casos de SRAG, sendo 67.247 (47,6%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório 58.335 (41,3%) negativos, e cerca de 8.007 (5,7%) aguardando resultado laboratorial.
Quanto aos casos positivos do ano corrente, 18.1% são influenza A, 1,1% influenza B, 38% vírus sincicial respiratório, 24,8% rinovírus e 19% Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 14,8% influenza A, 7,4% influenza B, 5,6% vírus sincicial respiratório, 30,1% rinovírus e 30% Sars-CoV-2 (Covid-19).
REDES SOCIAIS