No Provoca desta terça-feira (22), o apresentador Marcelo Tas recebe o escritor, teólogo e pastor Ed René Kivitz.
Durante a entrevista, o convidado critica o projeto de lei 1904/2024, que prevê pena de homicídio simples para o aborto após 22 semanas de gestação. A PL foi apelidada de “PL do estupro”, por garantir uma pena maior à mulher que realizar o procedimento do que a do abusador sexual.
O teólogo afirma que é contra o aborto, mas a favor da descriminalização do procedimento.
“Com raras exceções, nem mesmo a mulher que faz aborto é a favor do aborto. É uma experiência traumática. Criminalizar o aborto é submeter a mulher a um trauma posterior”, afirma.
Por causa de sua posição contra o projeto, Kivitz foi expulso da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil.
O teólogo ainda critica o autor do PL, o deputado federal Sostenes Cavalcante (PL - RJ), que revelou que a elaboração do texto era um teste para ver se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) era realmente contra a interrupção da gravidez.
“[O autor do projeto estava] brincando com a vida de milhares de mulheres, principalmente as pobres. As mulheres que sofrem abuso no nosso país, estupro, violência sexual, o pico de idade é 13 anos”, diz.
Leia também: Governo convoca X para explicar mudanças nos termos de uso
Assista ao programa completo:
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, no aplicativo Cultura Play, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Leia também: Sétimo voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega a São Paulo
REDES SOCIAIS