Avião com cocaína é interceptado pela FAB e pega fogo em Rondônia; piloto é preso
A ação contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar do Amazonas e do Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso
23/10/2024 16h11
A Polícia Federal (PF) informou que uma aeronave, envolvida em voo clandestino no Estado do Amazonas e transportando uma quantidade considerável de cocaína, foi apreendida nesta quarta-feira (23).
Com o apoio da FAB, um caça A-29 Super Tucano e uma aeronave de vigilância E-99 foram designados para identificar a aeronave de modelo PA-28 Cherokee, que não possuía um plano de voo definido. Ela foi localizada ao norte de Porto Velho (RO), na divisa com o Amazonas.
Leia mais: Ataque terrorista atinge empresa aeroespacial de defesa na Turquia e deixa quatro mortos
Segundo a corporação, ao avistar as aeronaves da FAB próximo à divisa, o piloto se recusou a obedecer às ordens de parada e tentou realizar um pouso clandestino em uma área de mata fechada no município de Lábrea, no Amazonas. Após o pouso, ele tentou fugir a pé mas foi capturado e confessou ser o piloto, admitindo envolvimento em outros crimes.
No momento do pouso, a aeronave foi rapidamente consumida pelas chamas. Equipes da Polícia Militar do Amazonas e agentes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local e conseguiram controlar o incêndio. Parte da droga foi incinerada, enquanto o restante foi apreendida para exame pericial.
Leia mais: Cidade de São Paulo chega a mais de 500 casos confirmados de mpox em 2024
A operação faz parte de um esforço conjunto para reprimir voos ilícitos de pequenas aeronaves no espaço aéreo brasileiro, que frequentemente transportam entre 300 e 500 kg de drogas. O suspeito, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho.
REDES SOCIAIS