Após bombardeios de Israel contra o Irã, Itamaraty condena escalada de conflito no Oriente Médio
Em nota, Ministério das Relações Exteriores volta a pedir amplo cessar-fogo
26/10/2024 17h35
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) diz que acompanha com "preocupação" os ataques aéreos de Israel contra o Irã.
Em nota divulgada neste sábado (26), o Itamaraty condena mais uma vez a escalada de violência no Oriente Médio e pede pelo fim do conflito.
"O governo brasileiro acompanha com preocupação os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, condena a escalada do conflito e renova seu apelo a todas as partes envolvidas para que exerçam máxima contenção", ressalta.
O MRE ainda volta a conclamar que a comunidade internacional utilize "todos os instrumentos diplomáticos à disposição para conter o aprofundamento do conflito". Segundo o texto, a embaixada em Teerã monitora a situação dos brasileiros no Irã.
Na sexta-feira (25), mais um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) vindo do Líbano chegou na base aérea de Guarulhos, em São Paulo. Ao todo, 239 brasileiros, incluindo 19 crianças de colo e três pets estavam a bordo. A Operação Raízes do Cedro já totaliza 1.638 brasileiros e familiares, além de 19 pets, resgatados desde o dia 2 de outubro.
Ao anunciar a ação, inclusive, o Estado de Israel destacou que estava exercendo o direito de se defender: "Como qualquer outro país soberano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder [...] O ataque foi realizado em resposta aos ataques do regime iraniano contra o Estado de Israel e seus cidadãos nos últimos meses. A missão de retaliação foi concluída com sucesso", esclarecem.
Neste sábado (26), os militares do Irã declararam que a ação contra eles visaram bases militares nas províncias de Ilam, Khuzestan e Teerã, mas que causaram "danos limitados". A morte de dois soldados iranianos foi confirmada.
Leia também: TV Cultura tem cobertura especial no segundo turno das eleições municipais
REDES SOCIAIS