Lula completa 79 anos e se torna o mais velho a ocupar a cadeira do Executivo no Brasil
Presidente se recupera de uma queda que sofreu há alguns dias no banheiro do Palácio da Alvorada
27/10/2024 13h01
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 79 anos neste domingo (27).
Com mais um aniversário, o petista se torna o presidente brasileiro mais velho a ocupar a cadeira do Executivo, ultrapassando, inclusive, Michel Temer (MDB), que deixou o cargo com 78 anos.
Vale lembrar que, em 2022, o petista já havia alcançado um recorde ao se tornar o político mais velho a tomar posse da presidência do Brasil. Na época, ele tinha 77 anos.
Havia expectativa de que Lula fosse para São Paulo votar em São Bernardo do Campo (SP) no segundo turno da eleição municipal de 2024, além de apoiar os últimos dias de campanha de Guilherme Boulos (PSOL), que disputa a prefeitura com Ricardo Nunes (MDB).
Mas, no momento, ele se encontra em recuperação de um acidente doméstico que sofreu no final de semana passado, e que, inclusive, lhe impediu de participar presencialmente da Cúpula do Brics na Rússia.
Os médicos avaliaram que o caso não era grave e que ele poderia retornar para casa após o curativo, sem necessidade de internação. Mas, por precaução, o cardiologista Roberto Kalil Filho orientou que não fizesse viagens de longa duração.
Ao terminar o mandato em 2026, Lula terá 81 anos e a candidatura à reeleição não está descartada. Essa é, por exemplo, a idade de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que decidiu concorrer à reeleição neste ano, mas desistiu após ser questionado sobre sua capacidade cognitiva para assumir o cargo.
REDES SOCIAIS