Notícias

PF indicia 'Colômbia' como mandante das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips

Segundo o relatório, os dois morreram ao fiscalizar crimes em Atalaia do Norte (AM)


04/11/2024 11h27

A Polícia Federal (PF) indiciou Rubén Dario da Silva Villar, o "Colômbia", como mandante dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Os crimes aconteceram em junho de 2022, no Vale do Javari, no Amazonas.

O relatório foi encaminhado na sexta-feira (1º) à Justiça. O documento indiciou nove pessoas, mas apenas “Colômbia” como mandante. Além disso, ele é investigado por pesca ilegal e tráfico de drogas.

Leia mais: Enem 2024: taxa de abstenção do primeiro dia cai em relação a 2023 e 2022 e é de 26,6%

Os outros indiciados foram responsáveis pela execução dos homicídios e pela ocultação dos corpos das vítimas.

A PF apontou ainda que Rubén forneceu cartuchos para a execução do crime, patrocinou financeiramente as atividades da organização criminosa e interviu para coordenar a ocultação dos cadáveres das vítimas.

Segundo a Polícia Federal, o Bruno Pereira e Dom Phillips morreram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas em Atalaia do Norte (AM).

Após dois anos de investigação, a PF mostra a atuação do crime organizado na região de Atalaia do Norte, no Amazonas, ligado à pesca e à caça predatória.

Relembre o caso

Bruno e Dom foram mortos no dia 5 de junho de 2022, quando viajavam, de barco, pela região do Vale do Javari, área de segunda maior reserva indígena do país e que abriga o maior número de indígenas isolados ou de contato recente do mundo, localizada no Amazonas.

Eles foram vistos pela última vez enquanto se deslocavam da comunidade São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte, onde se reuniriam com lideranças indígenas e de comunidades ribeirinhas. Os corpos foram resgatados 10 dias depois, enterrados em uma região de mata fechada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Federal investiga vazamento de imagens da prova do Enem 2024

Falha na emissão de bilhetes QRCode afeta estações de trens e metrô em São Paulo

Rei Felipe é hostilizado e ouve gritos de 'assassino' durante visita em Valência

Presidente Lula visita sala de monitoramento do Enem e celebra aumento de inscritos

Lula volta a hospital para exames duas semanas após queda no Alvorada