Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

 Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Polícia Federal está investigando um possível vazamento de imagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrido no último domingo (3).

A suspeita é de que fotos do caderno de questões tenham circulado antes do horário permitido para os candidatos deixarem os locais de prova com o material. O primeiro dia do exame abordou questões de linguagens, ciências humanas e a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Leia também: Falha na emissão de bilhetes QRCode afeta estações de trens e metrô em São Paulo

Durante coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, informou que um candidato tentou deixar o local de prova por volta das 16h, sendo necessário seguir os protocolos para acionar a PF. Segundo Santana, o caso será investigado, mas não foram divulgados detalhes adicionais. Em 2023, um episódio similar resultou no indiciamento de uma pessoa após o vazamento de imagens com o tema da redação daquele ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que também participou da coletiva, 4.999 candidatos foram eliminados neste primeiro dia de prova.

As eliminações ocorreram por diversos motivos, como o porte de dispositivos eletrônicos, a saída antes do horário permitido, o uso de materiais impressos e o não cumprimento das orientações dos fiscais

Além disso, o Inep registrou 689 ocorrências logísticas, incluindo emergências médicas, falhas temporárias de energia e problemas no abastecimento de água. Apesar dessas dificuldades, Santana garantiu que os incidentes não comprometeram a realização do exame, aplicado em 1.753 cidades e 10.776 locais em todo o país, com 4.325.960 inscritos confirmados.

A taxa de comparecimento no primeiro dia foi de 73,4%, superando as edições anteriores, que registraram 71,9% em 2023 e 71,7% em 2022. O segundo dia de provas do Enem 2024 está programado para o próximo domingo, 10 de novembro, com questões de matemática e ciências da natureza.

Leia também: Rei Felipe é hostilizado e ouve gritos de 'assassino' durante visita em Valência