Décimo voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega ao Brasil com 213 passageiros
Aeronave pousou na base aérea de Guarulhos nesta terça-feira (5)
05/11/2024 09h34
O décimo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) vindo do Líbano chegou na base aérea de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (5).
A aeronave KC-30 pousou em solo brasileiro com 213 brasileiros e quatro pets. Os passageiros são brasileiros, estrangeiros parentes de primeiro grau dos cidadãos e estrangeiros que foram transportados pela FAB a pedido dos governos dos seus respectivos países.
Desde o dia 5 de outubro, quando teve início a Operação Raízes do Cedro, mais de 2 mil pessoas e quatro animais foram repatriados.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 127 milhões no sorteio desta terça-feira (5)
De acordo com o Governo Federal, a composição da lista de passageiros prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros que não residem no país que fica localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo.
Coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com os Ministérios da Saúde e da Defesa, a ação ainda levou 27,3 toneladas de doações essenciais ao Líbano, inclusive insumos hospitalares e cestas básicas. Esses donativos foram arrecadados pela Embaixada do Líbano em Brasília e pelo Consulado-Geral do Líbano em São Paulo, em parceria com a Associação Unidos pelo Líbano (UpL).
A comunidade brasileira no Líbano é formada por cerca de 21 mil habitantes, sendo a maior entre os países da região, à frente de Israel (14 mil), Emirados Árabes Unidos (9,6 mil) e Jordânia (3 mil). Pelas estimativas, com base nos formulários preenchidos pela população, cerca de 3 mil desejam deixar Beirute.
Na segunda-feira (4), o Itamaraty confirmou a morte de uma bebê de um ano durante um bombardeio no Líbano. A família de Fátima Abbas aguardava repatriação para o Brasil. Ela é a terceira vítima brasileira no conflito, segundo o órgão – todas eram menores de idade.
REDES SOCIAIS