O Roda Viva desta segunda-feira (4) recebe Gilson Finkelsztain, presidente da B3, maior bolsa de valores da América Latina.
Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, relembra a pesquisa do Instituto DataSenado, que aponta que homens de até 39 anos com ensino médio completo são os maiores usuários de aplicativos de apostas esportivas no país.
O levantamento, divulgado em 1º de outubro deste ano, mostra que mais 22 milhões de brasileiros apostaram dinheiro em bets nos últimos 30 dias. Quando se analisa a renda média mensal, a maior parte recebe até dois salários mínimos por mês.
“Eu estou bastante preocupado com essa agenda de bets. As pessoas estão confundindo e às vezes até falam que bet é indústria de investimento. Na melhor das hipóteses, é indústria do entretenimento", alerta Gilson.
O entrevistado ainda destaca que acredita que essa questão esteja relacionada à saúde pública.
“Estão apostando e não estão se alimentando. É uma questão até que deveria ser tratada, como tabagismo", enfatiza.
Para atenuar o problema, Finkelsztain propõe uma maior abordagem social sobre educação financeira, a fim de esclarecer que "bet não é investimento".
"Bet é um entretenimento que você vai apostar, muito provavelmente você vai perder todo o seu dinheiro. Investimento é justamente o contrário, é aquilo que você vai fazer aos poucos, aproveitando o juros, comprando boas empresas ou bons produtos de investimento para fazer uma poupança de longo prazo", explica o convidado.
Por fim, Gilson finaliza dizendo que se faz urgente uma regulação que limite esse processo de empobrecimento da população que mais precisa.
Leia também: X apresenta queda na média de acessos em relação ao período anterior ao bloqueio
Participam da bancada de entrevistadores Raquel Balarin, diretora de redação do InvestNews, Fernanda Ribeiro, CEO Conta Black, Ralphe Manzoni Jr., confundador do NeoFeed, Fernando Torres, editor-executivo do Valor Econômico, Cynthia Decloedt, repórter especializada em finanças e mercado de capitais do Broadcast/Estadão.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.
Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.
Leia também: Eleições presidenciais nos EUA: entenda como funcionam os votos
REDES SOCIAIS