Delegado da Polícia Federal é nomeado novo secretário-geral da Interpol
Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a ocupar o cargo ao longo dos 101 anos de história da instituição
05/11/2024 12h07
O delegado da Polícia Federal (PF) Valdecy Urquiza, 43, foi nomeado novo secretário-geral da Interpol nesta terça-feira (5).
A nomeação ocorreu após ter sido indicado em junho pelo comitê executivo da entidade. Dos 196 países-membros, 153 votaram na Assembleia Geral, realizada em Glasgow, na Escócia. Destes,145, representando 96% dos presentes, aprovaram o nome dele. Apenas seis votaram contra e dois se abstiveram.
Ao longo dos 101 anos de história, a instituição teve oito secretários-gerais: um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano. O brasileiro será o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a chefiar o órgão, com um mandato de cinco anos. Quem deixa o cargo é o alemão Jürgen Stock, que assumiu o posto em 2014.
Responsável por liderar a Interpol no combate ao crime transnacional, Urquiza assume o comando no final desta semana, e para isso, irá se mudar com a família para Lyon, na França, onde fica a sede da instituição.
Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, sendo vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024.
Nascido em São Luís, no Maranhão, o brasileiro é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e tem pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Em seu discurso após o anúncio, o brasileiro afirmou que sua gestão terá três pilares: tecnologia, inclusão e integridade. Ressaltando, ainda, que o crime internacional está mais sofisticado e que isso demanda que a Interpol se adapte.
REDES SOCIAIS