Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

As eleições presidenciais dos Estados Unidos ocorrem nesta terça-feira (5), com um sistema eleitoral que difere significativamente do brasileiro. 

Ao contrário do Brasil, onde os resultados são divulgados poucas horas após o pleito, nos EUA, o presidente é eleito indiretamente por meio de delegados do Colégio Eleitoral, o que pode atrasar a apuração dos resultados. O processo de contagem é descentralizado, com cada um dos 50 estados seguindo as próprias regras.

Leia também: Corpo de Evandro Teixeira é velado no Rio de Janeiro

Não há uma data fixa para a divulgação dos resultados, que varia conforme o ritmo de apuração em cada estado. Em 2020, por exemplo, a vitória de Joe Biden foi confirmada apenas quatro dias após a votação. Embora seja comum que os resultados sejam conhecidos na noite da eleição ou na madrugada seguinte, pleitos acirrados, como se projeta para 2024, podem exigir mais tempo.

A contagem dos votos é impactada pelo voto impresso e pelo voto pelo correio, que é aceito até o próprio dia da eleição em alguns estados. Os estados que normalmente apresentam resultados mais rapidamente incluem Wisconsin e Carolina do Norte, que devem concluir as apurações nesta noite.

Os primeiros resultados são esperados em estados tradicionalmente favoráveis ao ex-presidente Donald Trump, como Flórida e estados do Sul. No entanto, os estados do Oeste, que costumam apoiar o Partido Democrata, iniciarão suas apurações mais tarde, o que pode fazer com que a vantagem inicial de Trump seja temporária.

A apuração começa às 21h (horário de Brasília), quando seis estados, incluindo a Geórgia, iniciam a contagem. Às 22h, mais 19 se juntarão a esse processo. Estados-chave como Pensilvânia, Michigan e Arizona, que podem decidir a eleição, também têm horários de fechamento variáveis, e a contagem de votos pode levar dias.

De acordo com a revista britânica The Economist, Kamala Harris terá 93% de chance de vencer se ganhar na Pensilvânia, enquanto Donald Trump terá 95% de chances se vencer em Michigan. A contagem dos votos continuará mesmo após a divulgação de um vencedor no Colégio Eleitoral, e pode demorar semanas para que o resultado final seja oficializado, principalmente em estados com grande votação antecipada, como Califórnia e Nova York.

Leia mais: Harris x Trump: eleitores vão às urnas nesta terça (5) para definir novo presidente dos EUA