Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata derrotada por Donald Trump nas eleições presidenciais do país, discursou pela primeira vez na tarde desta quarta-feira (6) sobre o resultado das urnas.
A candidata do partido democrata agradeceu aos eleitores, ao presidente Joe Biden, e ao seu vice-candidato, Tim Walz, governador de Minnesota. Ela ressaltou a importância de reconhecer o resultado do processo eleitoral e recomendou aos apoiadores que ouviam o discurso que nunca deixem de lutar por um mundo melhor.
“Meu coração está cheio de gratidão pela confiança que vocês depositaram em mim, cheio de amor pelo nosso país e cheio de vontade de seguir adiante. O resultado dessas eleições não foi o que esperávamos, não foi aquilo que queríamos, não foi aquilo pelo que votamos, mas ouçam quando eu digo o seguinte, a luz da promessa dos Estados Unidos sempre vai brilhar por todos nós, enquanto nós não desistimos e continuamos lutando”, declarou a vice-presidente.
Leia também: Líderes mundiais e personalidades parabenizam Trump por vitória na eleição; veja repercussão
Kamala também disse que entrou em contato com Trump e o parabenizou pela vitória. Ela deve participar do processo de transição do governo.
“Sei que estão passando por diversas emoções nesse momento, mas temos que aceitar os resultados dessa eleição. Mais cedo, hoje, falei com o presidente eleito Trump e também disse a ele que vamos ajudá-lo em uma transferência de governo pacífica”, relatou.
A candidata do Partido Democrata deu ênfase ao respeito ao resultado da eleição por parte do governo anterior, algo que não aconteceu em 2020, quando Trump não reconheceu a vitória da chapa de Joe Biden com a própria Kamala.
“Um princípio fundamental da democracia americana é que quando perdemos uma eleição, nós aceitamos o resultado. Esse princípio, assim como todos os outros, é o que vai diferenciar uma democracia de uma monarquia, ou de uma tirania”, afirmou.
Vitória de Trump
Até por volta de 20h desta quarta, de acordo com projeção da agência Associated Press, Donald Trump, do Partido Republicano, conseguiu atingir o número de 295 delegados do Colégio Eleitoral. Kamala Harris atingiu 226.
Ainda segundo a projeção da agência de notícias, apenas os estados de Nevada (6 delegados) e Arizona (11 delegados) não terminaram a apuração. Os dois estados são liderados pelo republicano.
Trump também liderou o voto popular. Até o momento, ele garantiu 72.151.613 votos (50,9%), contra 67.345.979 votos (47.6%) da então vice-presidente.
Leia também: Donald Trump é o presidente mais velho eleito nos Estados Unidos
REDES SOCIAIS