Com estoques em situação crítica, Fundação Pró-Sangue convoca população para doação de sangue
Vagas livres podem ser preenchidas por meio do sistema de agendamento online da instituição; saiba como ajudar
08/11/2024 11h55
Com o estoque para os sangues O+, O- e B- em situação de emergência, a Fundação Pró-Sangue convoca à população de São Paulo para doação.
O cenário possibilita que apenas 20% da demanda hospitalar para esses tipos seja atendida. A situação não é muito diferente para A- e AB-, que se encontram em um patamar crítico, sendo suficientes para suprir apenas 50% da demanda transfusional.
Os postos de coleta receberam poucas doações ao longo desta semana e a fundação, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, reforça que há muitas vagas livres no sistema de agendamento online da instituição.
“O número de doações precisa aumentar logo para que não haja risco de desabastecimento de sangue. Portanto, para que o sangue não falte, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que venha doar sangue”, ressalta.
Leia também: Preço da carne bovina volta a subir após ficar estável no primeiro semestre
A Pró-Sangue comemorou 40 anos neste ano, com a coleta de mais de 5,9 milhões de bolsas de sangue, beneficiando mais de 23,6 milhões de pessoas. A fundação lembra que a doação de sangue só é possível graças à disponibilidade dos cidadãos. Por isso, é preciso contar com cada habitante para manter os níveis dos estoques de sangue adequados.
Confira os requisitos para doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site);
Pesar mais de 50 kg;
Levar um documento de identidade original com foto recente que permita a identificação do candidato.
Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.
Todas as informações encontram-se disponíveis no site ou pelo Alô Pró-Sangue (11 4573-7800), WhatsApp (11 9-9152-7653) ou e-mail (faleconosco@prosangue.sp.gov.br).
Leia também: Xi Jinping virá ao Brasil neste mês para participar das reuniões de líderes do G20
REDES SOCIAIS