Xi Jinping, presidente da China, virá ao Brasil na próxima semana para participar das reuniões do G20, que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
A informação foi confirmada por Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, em um comunicado, segundo a Agência France-Presse (AFP).
Antes de desembarcar em solo brasileiro, ele estará em Lima entre os dias 13 e 17 de novembro, onde participará da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da Apec e fará uma visita de Estado. Em seguida, cumprirá uma agenda de compromissos no RJ entre os dias 17 e 21.
Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do país, superando US$ 180 bilhões (mais de R$ 1 trilhão) em comércio bilateral em 2023, com semicondutores, telefones e produtos farmacêuticos, dominando as exportações para o país sul-americano.
Uma visita realizada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin neste ano à China foi vista como uma preparação para o Brasil aderir ao projeto de infraestrutura da Iniciativa do Cinturão e Rota.
Vários países sul-americanos, incluindo o Peru, aderiram a essa iniciativa, um pilar central da tentativa de Xi Jinping para expandir a influência no exterior.
Leia também: Brasil registra queda de 12% na emissão de gases de efeito estufa no ano passado
REDES SOCIAIS