No Brasil, quatro estados apresentam aumento de infecções graves em crianças e adolescentes causadas pelo rinovírus, um agente viral altamente contagioso. A informação é do último Boletim Infogripe, divulgado na última quinta-feira (8) pela Fundação Oswaldo Cruz.
O aumento dos casos mais graves de infecções pelo vírus se deu entre crianças e adolescentes dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e Maranhão.
O rinovírus, que causa boa parte dos resfriados comuns, pode desencadear uma síndrome que consiste na complicação respiratória associada ao agravamento de infecção viral. O paciente pode apresentar dificuldade respiratória e queda no nível de saturação de oxigênio, entre outros sintomas.
Leia também: Paraisópolis sobe cinco posições e se torna a terceira maior favela do Brasil, aponta IBGE
Os sintomas mais comuns são febre, dor de garganta , tosse, espirros, dor de cabeça, olhos lacrimejantes e dor no corpo, sintomas semelhantes a um resfriado ou gripe comuns.
No entanto, alguns casos podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave. As crianças pequenas estão entre os grupos mais suscetíveis.
Desde o início do ano, já foram registrados no Brasil mais de 72 mil ocorrências da síndrome com exames positivos para algum agente viral, a maioria pelo rinovírus.
Saiba mais sobre o tema na matéria que foi ao ar esta sexta-feira (8) no Jornal da Tarde:
Leia também: Cerca de 10% dos estagiários no Brasil são responsáveis pelo sustento da família
REDES SOCIAIS