Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Bob Wolfenson
Foto: Bob Wolfenson

No mês da Consciência Negra, o fotógrafo Bob Wolfenson e o jornalista Naief Haddad lançam o livro “África em São Paulo”, em edição do Instituto Olga Kos.

A noite de autógrafos acontece no dia 25 de novembro, às 19h, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. A presença dos autores e alguns dos retratados está confirmada. 

Desenvolvido nos últimos seis anos, o projeto reúne 43 fotos de migrantes. 

São mulheres e homens de 21 países do continente africano, como África do Sul, Angola, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Moçambique, República Democrática do Congo, Senegal e Tanzânia.

Antes de se tornar um livro, “África em São Paulo” deu origem a uma exposição, que ficou sete meses em cartaz entre 2022 e 2023, no Museu da Imigração, na capital paulista. A mostra foi vista por mais de 48 mil pessoas. 

A ideia surgiu durante uma reportagem sobre emprego para a Folha de S.Paulo em 2018, quando Bob e Naief perceberam a diversidade de africanos nas ruas do centro de São Paulo. 

“Bob e eu ficamos fascinados pelo trabalho dos africanos, que vendiam de máscaras a turbantes. Mergulhamos nesse assunto e, desde então, conhecemos pessoas incríveis, que formam um mosaico da nova imigração na cidade”, afirma Naief.

Além das fotos em cores vibrantes ou preto e branco, o livro reúne perfis desses 43 africanos, alguns refugiados, que lembram a razão para deixar o país de origem. A saudade da terra natal e a realidade no Brasil, inclusive o racismo, também são temas abordados. 

Muitos dos retratados adotaram outras profissões e formaram novas famílias. 


Leia também: Festival que celebra diversidade do Ceará chega a São Paulo com apresentações de música, dança e teatro

"Eu fui um pouco ao sabor dos acontecimentos, não tinha uma ideia pré-concebida de como fazer as fotos. Quando vejo o livro, percebo a beleza e a integridade deste trabalho”, conta o fotógrafo.

A jornalista Luly Zonta foi a responsável pela pesquisa e produção do projeto, que tem design e conceito gráfico de Thea Severino e Marcio Freitas, do Estúdio Thema.

O escritor Jeferson Tenório, autor do premiado “O Avesso da Pele” e do recém-lançado “De Onde Eles Vêm”, assina um dos textos de apresentação do livro.

Outro texto é de Vensam Iala, ator e ativista de Guiné Bissau, que também está entre os entrevistados.

Montagem/TV Cultura - Fotos: Bob Wolfenson

O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e patrocínio de Bradesco Seguros.

Conheça os autores

Com mais de 50 anos de carreira, Bob Wolfenson tem trabalhado com diversos gêneros da fotografia. Uma das referências nacionais como retratista e fotógrafo de moda, ele transita entre projetos artísticos e publicidade. Já expôs em museus, a exemplo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), e lançou livros como “Jardim da Luz” (1996), “Belvedere” (2013) e "Desnorte" (2021).

Jornalista há 27 anos, Naief Haddad é repórter especial da Folha de S.Paulo, onde exerceu diversas funções, como editor de projetos especiais e editor-adjunto da Ilustrada. Coordenou a coleção “100 Anos de Fotografia pelas Lentes da Folha”.

Serviço - Lançamento 

Data: 25 de novembro (segunda), às 19h
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP - rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo

Ficha Técnica
Título: África em São Paulo
Autores: Bob Wolfenson e Naief Haddad
Número de páginas: 162
Editora: Instituto Olga Kos de Inclusão
Preço: R$ 140

Leia também: CCXP anuncia painel de ‘O Auto da Compadecida 2’