Pela primeira vez desde março de 2020, início da pandemia, o Metrô de São Paulo transportou mais de 3,2 milhões de passageiros em um único dia.
O número foi registrado na última terça-feira (12), quando 3.217.983 pessoas viajaram pelas quatro linhas operadas pelo Metrô, superando a marca de 3.187.048 registrada em 8 de outubro deste ano.
O maior aumento no número de passageiros foi na Linha 15-Prata, que recebeu 147.297 pessoas a mais em relação ao recorde anterior.
Novembro costuma registrar as maiores demandas do sistema, sendo as terças-feiras os dias com maior número de passageiros. Essas altas também ocorrem geralmente nas primeiras quinzenas mensais.
A marca, no entanto, ainda é menor do que a média diária de 2018, de 3,8 milhões de passageiros, e do recorde histórico do Metrô, de 4,170 milhões de usuários, alcançado em 14 de novembro de 2013.
Segundo o Metrô, a retomada da demanda pós-pandemia no Metrô ocorreu de forma gradual, “impulsionada por uma gestão focada na inovação, otimização de custos e resiliência”.
Tecnologias como monitoramento preditivo de ativos, o sistema de controle CBTC, portas de plataforma e o aplicativo Toth, que organiza dados em tempo real, também aumentaram a eficiência operacional e reduziram interrupções nos serviços.
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