Notícias

Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS

Até outubro deste ano, já foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular em todo o país


28/11/2024 15h20

O Ministério da Saúde anunciou que fechou um acordo na última terça-feira (26) para antecipar a entrega de uma nova remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim de dezembro, assegurando o abastecimento no SUS (Sistema Único de Saúde).

A insulina será fornecida pela Novo Nordisk, reconhecida como a maior produtora de insulinas no Brasil e na América Latina. Segundo o comunicado, a empresa se comprometeu a “entregar cerca de 93% do volume contratado de canetas de insulina até dezembro, superando a previsão inicial de 50% para este ano.”

Leia mais: São Paulo pode registrar chuvas fortes nesta quinta-feira (28); veja a previsão

O ministério destacou que essa medida garante o abastecimento na rede pública de saúde. “O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pelo SUS”, informou a pasta.

“Essa antecipação é essencial para atender todas as pessoas que dependem de insulina no tratamento do diabetes”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela também destacou a relevância da produção nacional: “É motivo de orgulho saber que a produção da empresa no Brasil corresponde a 15% do fornecimento mundial.”

Leia mais: Mais de 30% das cidades pelo Brasil contam com pelo menos um lixão a céu aberto, aponta IBGE

Devido a uma situação mundial de restrição da oferta de insulina, o Ministério da Saúde intensificou esforços para amenizar os impactos no Brasil. Além disso, o órgão orientou que “todo cidadão ou cidadã com indicação para o uso de insulina que tiver dificuldade de adquirir o medicamento nas farmácias privadas, inclusive pelo programa Farmácia Popular, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS

Governo da Rússia condena advogado a sete anos de prisão após posts sobre guerra na Ucrânia

São Paulo pode registrar chuvas fortes nesta quinta-feira (28); veja a previsão

Quando entra em vigor a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil?

Mais de 30% das cidades pelo Brasil contam com pelo menos um lixão a céu aberto, aponta IBGE