Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS
Até outubro deste ano, já foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular em todo o país
28/11/2024 15h20
O Ministério da Saúde anunciou que fechou um acordo na última terça-feira (26) para antecipar a entrega de uma nova remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim de dezembro, assegurando o abastecimento no SUS (Sistema Único de Saúde).
A insulina será fornecida pela Novo Nordisk, reconhecida como a maior produtora de insulinas no Brasil e na América Latina. Segundo o comunicado, a empresa se comprometeu a “entregar cerca de 93% do volume contratado de canetas de insulina até dezembro, superando a previsão inicial de 50% para este ano.”
Leia mais: São Paulo pode registrar chuvas fortes nesta quinta-feira (28); veja a previsão
O ministério destacou que essa medida garante o abastecimento na rede pública de saúde. “O reforço dos estoques permite a continuidade do tratamento de todos os pacientes atendidos pelo SUS”, informou a pasta.
“Essa antecipação é essencial para atender todas as pessoas que dependem de insulina no tratamento do diabetes”, ressaltou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela também destacou a relevância da produção nacional: “É motivo de orgulho saber que a produção da empresa no Brasil corresponde a 15% do fornecimento mundial.”
Leia mais: Mais de 30% das cidades pelo Brasil contam com pelo menos um lixão a céu aberto, aponta IBGE
Devido a uma situação mundial de restrição da oferta de insulina, o Ministério da Saúde intensificou esforços para amenizar os impactos no Brasil. Além disso, o órgão orientou que “todo cidadão ou cidadã com indicação para o uso de insulina que tiver dificuldade de adquirir o medicamento nas farmácias privadas, inclusive pelo programa Farmácia Popular, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.”
REDES SOCIAIS