Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ana Paula Santos
Foto: Ana Paula Santos

No Provoca desta terça-feira (10), Marcelo Tas conversa com a atriz, cantora, artista visual e escritora Zahy Tentehar

Leia também: Fernanda Montenegro comemora indicação de Fernanda Torres ao Globo de Ouro: 'Muito comovida'

Na edição, ela fala na edição sobre ser a primeira indígena a receber o Prêmio Shell de 'Melhor Atriz' e a demora em indígenas fazerem personagens importantes, explica o que é ‘alienígena’ e as noções mais erradas que os ‘alienígenas’ têm dos indígenas. O programa vai ao ar às 22h na TV Cultura.

“Eu acho que demorou muito para que indígenas pudessem fazer personagens importantes, não ser só figuração ou ser tratado como essa imagem do indígena exótico, do indígena estereotipado, como se ainda estivéssemos presos lá no início da colonização, desse aculturamento (...) nós evoluímos, embora achem que não (...) tanto que a gente dominou a tecnologia de vocês e a gente ainda manteve a nossa viva”, destaca Zahy.

Leia também: “Muitas crianças nunca leem livros. Não conseguem”, diz Jonathan Haidt

“Você também gosta de chamar de ‘alienígenas’?”, pergunta Tas. A artista, por sua vez, responde: “Alienígena é o oposto de indígena. Indígena, se olhar no dicionário, significa originário desta terra (...) e alienígena é quem é de fora. Então, eu chamo os colonizadores de alienígenas por conta disso”, explica.