Notícias

"Meninos não estão virando homens e a IA deixará isso muito pior", afirma professor da Universidade de NY

No Roda Viva, Jonathan Haidt diz que a intêligencia artificial atrapalha o desenvolvimento infantil


09/12/2024 23h32

O Roda Viva recebe Jonathan Haidt, psicólogo e professor da Universidade de Nova York, nesta segunda-feira (9).

O Brasil caminha para banir os aparelhos telefônicos dentro das salas de aula, um movimento que cresce a cada dia em todo o mundo, e esse é um dos assuntos do próximo programa. Autor do best-seller "A Geração Ansiosa", o entrevistado acredita que as crianças não devem ter o aparelho até os 14 anos e devem ficar sem contato com as redes sociais pelo menos até os 16 anos.

Durante o programa, Maria Clara Cabral, diretora de redação da Revista Qualé, pergunta ao professor sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode afetar a saúde mental das crianças e como se prevenir em relação a isso.

“Com as redes sociais e a vida digital, as crianças ficaram muito solitárias. Qual a solução? A solução é um amigo com inteligência artificial. E para os meninos, sobretudo, uma namorada com IA. Se você não consegue olhar uma menina nos olhos, é tímido e solitário, arrume uma namorada com IA", critica Haidt.

Em seguida, o convidado ressalta que em relação às crianças, a IA pode muito mais atrapalhar, do que ajudar.

“Precisamos estabelecer o princípio de que crianças não são adultos, de que as tecnologias que ajudam adultos a alcançar seus objetivos podem bloquear o desenvolvimento infantil. Meninos não estão virando homens e a IA deixará isso muito pior.

Participam da bancada de entrevistadores Isabela Palhares, repórter da Folha de S. Paulo, Januária Cristina Alves, colunista do Nexo Jornal, Leon Ferrari, repórter de saúde no O Estado de S.Paulo, Maria Clara Cabral, diretora de redação da Revista Qualé e Michel Alcoforado, antropólogo e pesquisador.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

Assista ao programa completo:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Muitas crianças nunca leem livros. Não conseguem”, diz Jonathan Haidt

"Precisamos tirar os celulares das escolas", diz professor da Universidade de Nova York

Enel SP oferece condições para renegociação de dívidas

Brasil terá nove feriados prolongados em 2025; veja datas

Dólar fecha a R$ 6,08 e tem novo recorde de fechamento