O Ministério da Defesa anunciou, na última quarta-feira (11), que mulheres que completarem 18 anos entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025 poderão realizar, de forma voluntária, o alistamento militar.
As oportunidades serão distribuídas em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. A iniciativa, pioneira nas Forças Armadas, ofertará um total de 1.465 vagas: 1.010 para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica.
Leia mais: Polícia realiza operação no Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, após tiroteios consecutivos
Até então, o alistamento militar aos 18 anos era restrito apenas aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras que permitem o alistamento feminino nessa idade foram publicadas em 28 de agosto de 2024.
As candidatas poderão se alistar on-line ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar. Entre os critérios para o alistamento, estão:
- Residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação;
- Completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007).
Leia mais: Câmara Municipal de São Paulo aprova proposta para privatizar ciclovias e centros esportivos
Entre os documentos necessários para o alistamento estão;
- Certidão de nascimento ou prova de naturalização;
- Comprovante de residência;
- Documento oficial com foto (como identidade ou carteira de trabalho).
O processo de recrutamento será realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. As candidatas passarão por avaliações que incluem entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.
Leia mais: Deslizamento de terra abre cratera em obra da Linha 6-Laranja do Metrô, em São Paulo
REDES SOCIAIS