Em dois anos, SP alcança marca de 6,2 mil leitos abertos e reativados; número equivale a 30 hospitais
Com a reabertura e ampliação de leitos, o Estado amplia assistência regional e fortalece o atendimento no SUS
18/12/2024 20h23
Em quase dois anos, o Governo de São Paulo chegou à marca de mais de 6,2 mil leitos, entre novos ou reativados, em hospitais próprios e filantrópicos em todas as regiões do estado.
Esse avanço equivale à construção de 30 hospitais de médio porte, e representa uma resposta direta às demandas regionais identificadas no processo de regionalização da saúde, lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O aumento do número de leitos faz parte da estratégia da pasta para fortalecer a assistência aos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzir as filas de espera para procedimentos e auxiliar a desafogar outras unidades que enfrentam picos de atendimento, principalmente em época de doenças sazonais.
“Durante os encontros com as redes regionais de saúde, analisamos de perto toda a demanda do Estado. Sempre soubemos que, em muitos casos, não é necessário apenas construir novos hospitais, mas priorizar a ampliação de leitos em unidades existentes para atender às necessidades das regiões”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Leia também: Autoridades prendem suspeito do atentado à bomba que matou chefe do programa nuclear da Rússia
SP quebra recorde histórico de cirurgias eletivas no SUS, com 1,2 mi de procedimentos
A Tabela SUS Paulista, um dos programas financiados pelo Governo de São Paulo, tem sido essencial para transformar o cenário da saúde no estado, já que este remunera até cinco vezes mais valores complementares por procedimentos realizados em hospitais e entidades filantrópicas, o que incentiva a ampliação dos serviços.
Por meio dessa iniciativa, o Estado registrou a expansão das internações nessas instituições, o equivalente à disponibilidade de outros 3.207 leitos SUS, garantindo atendimento nas comunidades atendidas.
"Estamos reforçando o compromisso da atual gestão em ampliar a assistência aos usuários da rede pública, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos para tratamentos médicos. Nosso foco é oferecer mais qualidade de vida aos paulistas", reforçou o secretário.
Entre os novos leitos abertos em 2024, está a maternidade estadual de Franco da Rocha “Leonor Bueno de Moraes”, com 60 leitos, inaugurada em julho deste ano. Além disso, está em fase final de instalação o novo Hospital Regional de Barueri, que será referência para mais de 1,8 milhão de habitantes da região da Rota dos Bandeirantes, na Grande São Paulo, com 356 leitos de alta e média complexidade.
REDES SOCIAIS