Notícias

Funeral de ex-presidente americano Jimmy Carter será no dia 9 de janeiro

Evento contará com honras de Estado


30/12/2024 21h06

A Casa Branca anunciou que o funeral do ex-presidente americano, Jimmy Carter, será no dia 9 de janeiro com honras de Estado. Carter morreu no último domingo (29), aos 100 anos, em sua casa na Georgia.

Em um comunicado oficial nesta segunda-feira (30), o presidente Joe Biden ordenou que todas os departamentos do governo federal deverão ser fechados no dia 9 de janeiro em respeito ao funeral do ex-presidente. Em uma rede social, Biden ainda postou uma mensagem emocionada, afirmando que ele foi amigo do ex-presidente por mais de seis décadas.

Jimmy Carter vivia sob cuidados paliativos desde o inicio de 2023 por causa de um câncer. Em frente ao Centro Carter, organização que ele fundou de apoio à democracia, famílias deixaram flores.

Líderes de todo o mundo também prestaram homenagens. O presidente Luiz Inácio Lula Da Silva (PT) lembrou que, "acima da trajetória política, Carter foi um amante da democracia e defensor da paz". E que ele "conseguiu a façanha de ter um trabalho como ex-presidente tão ou mais importante do que durante o mandato na Casa Branca", lembrando da época em que Carter ajudou na mediação de conflitos na Venezuela e no Haiti.

Leia também: Como a posse de Trump pode afetar a economia global

O ex-presidente americano, Barack Obama, escreveu que Jimmy Carter ensinou a todos o significado de viver com dignidade e justiça.

Já o presidente eleito, Donald Trump, lembrou que Carter assumiu a Casa Branca em um momento crucial dos Estados Unidos, e que ele fez tudo para melhorar a qualidade de vida dos americanos, e que por isso o país tem uma dívida de gratidão com ele.

Carter foi o 39º presidente americano, entre 1977 e 1981, durante uma época de economia desfavorável. Também foi governador da Georgia, e fazendeiro produtor de amendoim. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 2002 pelos esforços em encontrar soluções para conflitos internacionais.

Leia também: Contas públicas têm déficit primário de R$ 6,6 bilhões em novembro, diz BC

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anvisa avalia implementar obrigatoriedade de retenção da receita na compra de Ozempic

Governo de SP reforça cuidado em festas de fim de ano com fogos de artifício

SP: Réveillon na Paulista terá mais de 1,1 mil PMs reforçando a segurança

Shopping, bancos, correios: o que abre e fecha no Ano Novo em SP

Mega da Virada pode pagar R$ 600 milhões nesta terça-feira (31); saiba como apostar