Funeral de Jimmy Carter reúne Trump, Biden, Obama e outros líderes políticos em Washington
Ex-presidente será enterrado ao lado da esposa, a ex-primeira-dama Rosalynn Carter
09/01/2025 15h01
A cerimônia fúnebre de Jimmy Carter reuniu diversos políticos nesta quinta-feira (9), como, por exemplo, Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.
Joe Biden, Barack Obama, Bill Clinton e o premiê canadense Justin Trudeau também marcaram presença.
Depois, o corpo seguiu para Washington, onde um funeral de estado acontece com a presença de autoridades na Catedral Nacional de Washington.
Em seguida, o caixão será levado à cidade de Plains, na Geórgia, onde Carter nasceu e viveu durante a maior parte de sua vida, para ser sepultado no Parque Histórico Nacional Jimmy Carter nas próximas horas.
Leia também: Mesmo com Black Friday, vendas no varejo caem 0,4% em novembro, segundo IBGE
Ele será enterrado ao lado da esposa, a ex-primeira-dama Rosalynn Carter. A cerimônia privada começará às 17h20, pelo horário local (às 19h20, em Brasília).
Carter, que atuou como presidente dos Estados Unidos entre 1977 e 1981, morreu no dia 29 de dezembro, aos 100 anos. O funeral teve início em 4 de janeiro.
Após sair da Casa Branca, foi reconhecido como ícone na luta pelos direitos humanos e pela democracia. Em 2002, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento ao seu "esforço incansável para encontrar soluções pacíficas para conflitos internacionais, impulsionar a democracia e os direitos humanos e promover o desenvolvimento econômico e social".
O ex-presidente ainda seguiu atuando politicamente por meio da Fundação Carter, criada por ele em 1982, e organizou missões diplomáticas pelo mundo. Também escreveu mais de 20 livros sobre assuntos como religião e diplomacia. Além disso, publicou uma obra de memórias presidenciais.
Leia também: Temporal em Peruíbe deixa ruas alagadas e mais de 200 habitantes desabrigados
REDES SOCIAIS