Alex Atala: "Não quero deixar de ser brasileiro para ter três estrelas Michelin”
No Roda Viva, chef falou sobre sonho de receber classificação máxima do Guia Michelin
13/01/2025 22h45
O Roda Viva desta segunda-feira (13) recebe Alex Atala, o chef brasileiro mais famoso do mundo.
Durante a entrevista, o convidado fala sobre sua meta de conseguir a terceira estrela Michelin para seu restaurante D.O.M, em São Paulo. Mesmo com o sonho, Atala afirma que não quer “deixar de ser brasileiro” para conseguir a estrela.
“Isso (estrela Michelin) foi um mito que cresceu na minha vida e vai ser uma obsessão na minha vida, mas eu faço uma ressalva. Se eu tiver que mudar a essência do DOM e trabalhar com ingredientes hits, do momento… há alguns ajustes que talvez se um dia forem impostos a mim para ter a terceira estrela Michelin, eu abrirei mão”, comenta.
As estrelas Michelin foram criadas no Guia Michelin pelos irmãos André Michelin e Edouard Michelin, donos da marca de pneus homônima, nos anos 1900. Inicialmente, a publicação foi desenvolvida para auxiliar motoristas em viagens, mas acabou ganhando reconhecimento internacional e virou uma classificação dos melhores restaurantes e hotéis do mundo. No começo, os estabelecimentos ganhavam apenas uma estrela, mas em 1936 foi criado o sistema de classificação de zero a três estrelas, que segue nos dias de hoje.
“Não quero deixar de ser brasileiro para ter três estrelas Michelin”, declara Atala.
Participam da bancada de entrevistadores Arnaldo Lorençato, editor-executivo da revista Veja São Paulo; Larissa Januário, jornalista e apresentadora do canal Sabor & Arte; Luiza Fecarotta, jornalista, curadora gastronômica e colunista da Rádio CBN; Marcos Nogueira, autor da coluna Cozinha Bruta, da Folha de S. Paulo; e Vivian Mesquita, editora-chefe de Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.
REDES SOCIAIS