Notícias

Carretas de Mamografia registram aumento de 40% nos exames de prevenção contra o câncer de mama em SP

Em 2024, o programa Mulheres de Peito atendeu 66 municípios no estado de São Paulo


20/01/2025 17h31

As Carretas de Mamografia, iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, registraram um aumento de 40% nos exames de prevenção e diagnóstico do câncer de mama no Estado de São Paulo em 2024 em comparação o ano de 2023.

Segundo os dados da pasta, foram realizados 34.605 exames, frente a 24.690 em 2023. Para 2025, o Governo de SP anunciou que duas novas carretas vão entrar em operação, totalizando cinco unidades móveis de saúde.

No ano passado, o programa Mulheres de Peito atendeu 66 municípios com o repasse de mais de R$10 milhões da Secretaria de Saúde para o custeio da ação.

“A ampliação deste programa impacta diretamente em diagnósticos mais precoces, e aumenta as chances de cura para as mulheres, especialmente, para quem vive em regiões mais afastadas e com menos recursos em saúde”, ressalta a coordenadora das Carretas de Mamografia, Carol Nardi.

Leia mais: Governo anuncia quedas no garimpo e em mortes de indígenas na Terra Yanomami

O aumento dos serviços também alcançou as pacientes em tratamento contra o câncer que aguardavam por cirurgia de mama. Em 2024, houve redução de 73,5% na fila de espera por esse tipo de procedimento no SUS.

O itinerário das Carretas de Mamografia pode ser acessado por meio do site e aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS.

Mulheres de Peito

O programa Mulheres de Peito quer ampliar o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama com o exame gratuito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico.

Em caso de alterações no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

Para realizar o agendamento do exame, basta ligar para o número 0800 779 0000. A consulta é marcada via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carretas de Mamografia registram aumento de 40% nos exames de prevenção contra o câncer de mama em SP

Quase quatro novos bilionários surgiram por semana em 2024, aponta relatório da Oxfam

Lula cumprimenta Trump após posse: “Desejo um mandato exitoso”

Governo anuncia quedas no garimpo e em mortes de indígenas na Terra Yanomami

Estudante brasileira está há mais de um mês desaparecida em Portugal