No terceiro dia de cessar-fogo em Gaza, ataque de Israel na Cisjordânia deixa oito mortos
Segundo o governo israelense, ofensiva é por tempo indeterminado
21/01/2025 21h18
No terceiro dia de cessar-fogo na faixa de Gaza, um ataque do exército de Israel na Cisjordânia ocupada deixou pelo menos oito palestinos mortos. Segundo o governo israelense, a ofensiva é por tempo indeterminado.
O novo ataque aconteceu na cidade de Jenin, no norte da Cisjordânia, que foi invadida por Israel e onde há um campo de refugiados palestinos. Além dos mortos, pelo menos 70 pessoas ficaram feridas, de acordo com o ministério da saúde do território ocupado.
Segundo o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, trata-se de uma operação militar abrangente, por tempo indeterminado, para erradicar o terrorismo na Cisjordânia.
Leia também: Terremoto de magnitude 6,0 atinge Taiwan e o leste da China
Em resposta, o grupo terrorista Hamas pediu aos palestinos que vivem na região uma mobilização geral e combates intensificados contra as tropas israelenses.
O ataque ocorre logo após a posse de Donald Trump como novo presidente norte-americano e três dias após o início do cessar-fogo em Gaza. A primeira fase do acordo deve durar seis semanas, período em que o Hamas deve libertar 33 reféns israelenses em troca de cerca de 1.900 prisioneiros palestinos.
A ação na Cisjordânia foi incluída nos objetivos de guerra do gabinete de segurança de Israel, assim como ocorreu com o grupo extremista libanês Hezbollah, no ano passado, quando Netanyahu começou a atacar os líderes do grupo.
Leia também: “Trump pode falar o que quiser”, diz ministra interina do Itamaraty
REDES SOCIAIS