Notícias

União Europeia diz que responderá ‘com firmeza’ se EUA aplicar taxas ao bloco

Donald Trump anunciou taxas ao Canadá, México e China


02/02/2025 17h00

A União Europeia se pronunciou neste domingo (2) sobre as taxas impostas pelos Estados Unidos ao Canadá, México e China. O bloco afirmou que "responderá com firmeza" caso também sofra com taxações.

"A UE está firmemente convencida de que tarifas baixas promovem o crescimento e a estabilidade econômica, mas responderá com firmeza se tarifas injustas forem aplicadas", disse.

Leia mais: Donald Trump volta a defender a anexação do Canadá

A Comissão ainda ressaltou que as trocas comerciais e de investimento da UE com os Estados Unidos "são as mais importantes do mundo. Os riscos são consideráveis. Nós devemos buscar fortalecer essas relações".

Entenda o caso

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta sexta-feira (31) a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México.

Segundo Trump, a taxação sobre o Canadá e o México foi imposta devido à “permissão de uma invasão ilegal de migrantes”, enquanto a China foi alvo da medida “pelo fentanil ilegal que eles obtiveram e permitiram distribuir em nosso país, matando dezenas de milhões de americanos”.

De acordo com os decretos assinados por Trump, as importações da China serão taxadas em 10%, já os produtos do México e do Canadá receberão um acréscimo de 25% — com 10% sobre o petróleo canadense. As novas tarifas começam a valer na terça-feira (4).

Já neste sábado (1°), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos dos Estados Unidos.

Trudeau afirmou que o trabalho está feito em conjunto com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.

O primeiro-ministro informou que US$ 30 bilhões entrarão em vigor na terça-feira (4), já outros US$ 125 bilhões serão aplicados em 21 dias.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

União Europeia diz que responderá ‘com firmeza’ se taxas forem aplicadas ao bloco

Após violência, governo de Pernambuco proíbe torcidas nos próximos cinco jogos do Santa Cruz e do Sport

Morre bispa Keila Ferreira, líder da Assembleia de Deus no Brás, aos 52 anos

Donald Trump volta a defender a anexação do Canadá

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos