O norte do Japão enfrentou uma forte nevasca nesta terça-feira (4).
A ilha de Hokkaido amanheceu praticamente paralisada. Nas últimas 12 horas o acúmulo de gelo chegou a 1,2 metro e pode passar dos 2 metros, em alguns lugares. Os termômetros marcam -5°C, mas a sensação térmica cai ainda mais com o vento e a chuva.
Imagens mostram neve acima da cintura das pessoas. Pontos de ônibus foram cobertos desde o chão até o teto e o transporte público foi interrompido. Só era possível transitar de trator.
Leia também: China retalia Donald Trump e anuncia tarifas em importações de produtos dos Estados Unidos
Os próprios moradores se revezaram para desenterrar as casas e abrir caminho para quem precisava sair.
Só na região, mais de 80 voos foram cancelados, afetando 4.100 pessoas.
A previsão é de tempestade prolongada para os próximos dias tanto no norte quanto no oeste no país.
As regiões central e sul, como Hamamatsu, na província de Shizuoka, onde se concentra a maior parte dos mais de 200 mil brasileiros que vivem no Japão, também sofrem com as temperaturas negativas, mas devem escapar das nevascas.
Leia também: Saúde de SP promove treinamento sobre estratégias de enfrentamento à febre amarela para profissionais do SUS
REDES SOCIAIS