Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Flickr Palácio do Planalto
Reprodução / Flickr Palácio do Planalto

O presidente Lula apontou para três motivos que, segundo ele, levaram à inflação dos alimentos registrada nos últimos meses: a alta do dólar, a condução da política monetária pelo Banco Central e o aumento da exportação dos produtos.

"Esse é um problema que me persegue desde que eu trabalhava no chão de uma fábrica. Toda vez que a inflação cresce, o alimento cresce, o trabalhador que vive de salário é quem paga o preço alto. Na medida em que a gente aumenta o salário mínimo acima da inflação, aumenta a massa salarial, temos que compensar com uma redução do preço dos alimentos", afirmou em entrevista a rádios da Bahia.

De acordo com o chefe do Executivo, o maior problema dos problemas é a situação causada pelo Banco Central. Lula disse que foi deixada uma ‘arapuca’ que não se pode desmontar de uma hora para outra.

Na primeira metade do mandato do petista, o presidente do BC era Roberto Campos Neto, que foi indicado pelo governo Jair Bolsonaro e com mandato fixo. A relação foi de verdadeira batalha, porque coincidiu com a alta dos juros básicos da economia para conter a inflação.

Leia também: Artista tem Instagram derrubado mais de 10 vezes por semelhança com ex-One Direction

Israel segue passos dos EUA e anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Em janeiro de 2024, o comando do BC passou para Gabriel Galípolo, agora indicado por Lula. No entanto, a alta de juros continuou e o presidente do Brasil afirmou que Galípolo não poderia “dar um cavalo de pau” na gestão.

Lula voltou a falar que os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário estão conversando com o agro e com empresários para tentar evitar a explosão do preço dos alimentos. Porém, não informou quais medidas podem ser tomadas.

"Nós abrimos 303 novos mercados para os produtos brasileiros. Quase todos, produtos de alimentos. O Brasil virou o celeiro do mundo, as pessoas estão comprando muito no Brasil. Significa que nós precisamos produzir mais, melhorar a qualidade para que a gente possa melhorar o preço. Não posso fazer congelamento, não posso colocar fiscal para ir em fazenda ver se o gado está guardado ou não", disse Lula.

Por fim, avaliou que o dólar foi impactado negativamente pelo cenário eleitoral conturbado nos Estados Unidos.

"[...] Loucuras que estavam sendo feitas nos EUA, campanha, discursos, aquela coisa maluca contribuiu muito para o dólar crescer. E ele, agora, começa a se ajustar. Acho que agora, com o dólar se ajustando, os produtos vão ficar mais aqui (no Brasil). Estou convencido que a gente vai resolver esse problema logo, logo", afirmou o petista.

O dólar interrompeu uma sequência de 12 quedas e fechou a sessão desta quarta-feira (5) em alta, a R$ 5,79.