Subiu para sete o número de mortos devido às fortes chuvas que atingem o Grande Recife.
Só na capital pernambucana, o acumulado de chuva nas últimas 24h ultrapassou o esperado para todo o mês de fevereiro: foram 150 milímetros de água, sendo que a média nos últimos 20 anos foi de 91 mm.
Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão é de que o cenário se mantenha ao longo do dia, avançando, inclusive, para o Agreste.
Na capital pernambucana, o Centro de Operações do Recife renovou, mais uma vez, o alerta máximo para chuvas, pedindo para que os moradores permaneçam em casa, exceto em casos de risco de deslizamento, inundação ou desabamento.
Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 33 milhões no sorteio desta quinta-feira (6)
A gestão municipal pede para que moradores de áreas de risco procurem locais seguros ou abrigos do município em caso de necessidade. 10 abrigos, com capacidade para 800 pessoas, foram disponibilizados pela administração municipal:
Centro Social Bidu Krause (Totó);
Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
Escola Municipal de Água Fria (Água Fria);
Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
Igreja Batista do Caçote (Areias);
Igreja Batista Nacional (Coqueiral).
Com o cenário, as aulas presenciais em escolas e creches da rede municipal seguem suspensas. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também cancelou atividades acadêmicas e administrativas no Campus Recife.
Ao todo, 15 sistemas de abastecimento de água foram paralisados devido à falta de energia ou pela qualidade da água bruta de mananciais, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Foram afetados os municípios de Aliança, Carpina, Itaquitinga, Timbaúba, Belém de Maria, Barreiros, Vitória de Santo Antão, Olinda, Igarassu, Paulista, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Recife.
Leia também: Após passar por cirurgia em dezembro, Lula retoma agenda de viagens nesta quinta (6)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também renovou o alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas intensas no litoral de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. O alerta prevê chuvas superiores a 60 milímetros, podendo ultrapassar os 100 milímetros, além de ventos acima de 100 km/h.
REDES SOCIAIS