Donald Trump assina ordem executiva incentivando o uso de canudos de plástico nos EUA
Medida reverte uma diretriz do governo de Joe Biden; entenda
11/02/2025 10h26
Donald Trump (Republicanos), presidente dos Estados Unidos, assinou um decreto na segunda-feira (10) que revoga a política de uso de canudos de papel em instalações federais.
A medida reverte uma diretriz do governo de Joe Biden (Partido Democrata), que previa eliminar gradualmente os plásticos descartáveis, incluindo os canudos, até 2035. Agora, as agências federais devem revisar seus processos de compras para permitir a aquisição dos produtos.
Para o político, os canudos de papel “não funcionam” e “explodem” durante o uso, além de citar estudos que indicariam a presença de substâncias PFAS (compostos perfluoroalquil e polifluoroalquil) para justificar a decisão: “É uma situação ridícula. Vamos voltar aos canudos de plástico”, expõe.
A campanha de Trump em favor dos canudos de plástico não é recente. Conhecido por seu consumo frequente de coca zero – tanto que instalou um botão no Salão Oval para solicitar a bebida –, já havia se manifestado contra as restrições ao uso de canudos plásticos.
Em 2020, durante a campanha à reeleição, a equipe dele, inclusive, comercializava canudos reutilizáveis no site oficial, com a mensagem “Canudos de papel liberais não funcionam”.
Segundo dados da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA, em inglês), cerca de 390 milhões de canudos são utilizados diariamente no país, sendo que parte significativa desse número vai parar em ambientes marinhos.
Leia também: Gabinete de Netanyahu anuncia morte de refém mais velho sequestrado pelo Hamas em 2023
REDES SOCIAIS