Papa Francisco não tem febre e está estável, diz Vaticano
Pontífice foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana do trato respiratório
17/02/2025 17h47
O Vaticano informou na tarde desta segunda-feira (17) que o Papa Francisco está sem febre e estável.
"O Santo Padre continua afebril e continua a terapia prescrita. As condições clínicas são estáveis. Esta manhã recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se a algumas atividades de trabalho e leitura de textos", diz o comunicado.
A nota foi divulgada horas após o Vaticano divulgar que o pontífice foi alterado em função de uma infecção polimicrobiana e do que foi descrito como uma “situação clínica complexa”.
Leia mais: Avião da Delta sofre acidente durante pouso em Toronto
O Vaticano destacou que o papa ficou "comovido com as numerosas mensagens de carinho" que recebeu, além de mensagens e desenhos com votos de melhoras.
"O Papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens de carinho e de proximidade que continua a receber nestas horas; em particular, deseja expressar o seu agradecimento aos que se encontram atualmente internados no hospital, pelo carinho e amor que expressam através dos desenhos e mensagens de bons votos. Ele ora por eles e pede que orem por ele".
No momento, o pontífice não tem previsão de alta.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, exames recentes confirmaram a infecção respiratória causada por uma combinação de vírus, bactérias, fungos e parasitas.
A equipe médica determinou repouso absoluto, o que levou ao cancelamento de compromissos, incluindo a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro e uma missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.
O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.
Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital na sexta-feira (14).
REDES SOCIAIS