Uma equipe de pesquisadores britânicos e egípcios encontrou a primeira tumba de um faraó desde a descoberta do túmulo de Tutancâmon, em 1922, há mais de um século.
Os egiptólogos localizaram a tumba do rei Tutmés II, que faleceu em 1479 a.C. Essa era a última tumba real da 18ª dinastia egípcia que ainda não havia sido encontrada. O achado ocorreu na região dos vales, a oeste da Necrópole Tebana, próximo à cidade de Luxor, no Egito.
Leia mais: Em entrevista, Lula diz que Donald Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, não o mundo
A pesquisa estava sendo conduzida em uma área associada aos túmulos de mulheres da realeza. No entanto, ao entrarem na câmara funerária, os arqueólogos encontraram o local decorado com símbolos faraônicos, segundo informações da BBC.
“Parte do teto ainda estava intacta: um teto pintado de azul com estrelas amarelas. E tetos pintados de azul com estrelas amarelas só são encontrados em tumbas de reis”, afirmou Piers Litherland, diretor de campo da missão.
Leia mais: Voo da Azul declara emergência por pouco combustível
Tutmés II foi um antepassado de Tutancâmon e acredita-se que tenha reinado entre 1493 e 1479 a.C. Além disso, ele é conhecido por ter sido marido da rainha Hatshepsut, considerada uma das maiores faraós do Egito e uma das poucas mulheres a governar por direito próprio.
“Esta é a primeira tumba real descoberta desde a revolucionária câmara mortuária do rei Tutancâmon em 1922”, declarou o ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Sherif Fathy.
Leia mais: Caso Liam Payne: Justiça da Argentina retira acusações contra amigo e dois funcionários de hotel
Para chegar ao local, os pesquisadores precisaram atravessar uma passagem de dez metros, acessada por uma abertura de apenas 40 centímetros no topo. No entanto, ao explorarem o interior da tumba, constataram que ela havia sido esvaziada. Estima-se que, poucos anos após a morte do rei, seu conteúdo tenha sido transferido para outro local.
📢💣 ¡Hallan en Egipto la primera tumba real desde Tutankamón!
— César Dorado (@CDorado75) February 19, 2025
Un equipo arqueológico anglo-egipcio ha anunciado el descubrimiento de la tumba de Tutmosis II (c. 1517 a 1513 a.C.), cuarto faraón de la Dinastía XVIII, en el Valle de los Reyes de la antigua Tebas (hoy Luxor) 🧵👇 pic.twitter.com/bYwwjuZXLa
REDES SOCIAIS