Notícias

Defesa Civil renova alerta de altas temperaturas durante o final de semana

Calor intenso continua afetando todo o território paulista, com temperaturas que podem chegar aos 37°C


07/03/2025 18h18

A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para altas temperaturas em todas as regiões do estado até o próximo domingo (9). 

A população do interior enfrentará as maiores temperaturas, com destaque para as regiões de Presidente Prudente e Marília, onde os termômetros podem chegar a 37°C. Em seguida, estão as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba, que podem alcançar 36°C.

Leia mais: Fazenda Serrinha promove experiências imersivas na natureza, com arte, yoga e agroecologia para Páscoa

Na região do Vale do Ribeira, as temperaturas devem registrar 34°C. Já na Baixada Santista, os termômetros podem marcar 28°C, e na Serra da Mantiqueira, 27°C. Na região metropolitana e litoral norte, a previsão é de 31°C.

O órgão informou que, apesar do calor intenso e abafado, não está descartada a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de queda de raios, granizo e rajadas de vento.

Leia mais: Onda de calor intenso prejudica a saúde da pele; saiba como se proteger

De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), na segunda-feira (10), a aproximação de uma frente fria sobre todo o território paulista quebrará o bloqueio atmosférico da alta pressão, o que fará com que as temperaturas máximas diminuam, favorecendo o retorno das chuvas.

Cuidados com o calor

A Defesa Civil reforça medidas de segurança para se prevenir e evitar possíveis complicações causadas pelo aumento da temperatura, como: 

Leia mais: Navio Pirata e Daniela Mercury: confira os blocos de Carnaval em SP neste fim de semana

- importância de se manter hidratado, bebendo bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.

- Evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h sempre que possível. O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor.

- Manter crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas sob atenção especial, pois são mais vulneráveis aos problemas causados pelo calor excessivo.

Os animais de estimação também sofrem com as altas temperaturas e precisam de cuidados especiais para evitar problemas como desidratação, queimaduras e superaquecimento.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fazenda Serrinha promove experiências imersivas na natureza, com arte, yoga e agroecologia para Páscoa

Trump ameaça ampliar sanções à Rússia após novos ataques à Ucrânia

De acordo com relatório da ONU, um a cada quatro países apresenta retrocesso nos direitos das mulheres

PIB do Brasil avança 3,4% em 2024, segundo IBGE

Parnaíba, no litoral do Piauí, tem ruas alagadas devido às fortes chuvas