O Rio de Janeiro promove, a partir desta segunda-feira (24), uma mobilização de combate ao sarampo.
A ação busca levar a vacina a locais com grande circulação de público, facilitando o acesso do carioca à imunização.
No Terminal Gentileza e no Aeroporto Santos Dumont, a vacinação será realizada de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já na Central do Brasil, será de terça e quinta, no mesmo horário.
Leia também: Imposto de Renda: Receita Federal libera consulta a lote da malha fina de março
O sarampo é uma doença febril aguda, altamente transmissível, que pode atingir pessoas em qualquer faixa etária. Sua transmissão ocorre diretamente por contato direto de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar.
Além disso, o contágio também ocorre por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, em ambientes fechados, como, por exemplo, escolas, creches e clínicas. Em 2025, até o momento, o município do Rio não registrou nenhum caso da doença, mas há registro de casos recentes em cidades vizinhas.
O objetivo da iniciativa é garantir o esquema vacinal contra o sarampo para adultos de 18 a 59 anos que não estão imunizados, ou para os que fazem parte da faixa etária de até 29 anos que tenham recebido apenas uma dose, de modo a completar seu esquema vacinal com a segunda dose.
O imunizante está disponível para crianças e adultos em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde), além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h. Também é possível se vacinar no Super Centro Carioca de Vacinação, na unidade Campo Grande, localizado no Park Shopping Campo Grande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
No sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), em parceria com o Ministério da Saúde e o município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, fizeram um dia de campanha para aplicação da vacina contra o sarampo. Também promoveu uma busca ativa por casos suspeitos da doença.
REDES SOCIAIS