Notícias

Estados Unidos aumentam importação de ovos do Brasil

Escassez do alimento tem pressionado a inflação alimentar no país, com os preços no atacado subindo significativamente


24/03/2025 18h05

Em fevereiro, os Estados Unidos aumentaram suas importações de ovos brasileiros devido ao surto de gripe aviária, que vem afetando todo o território americano desde o início de 2022 e continua impactando a economia.

Além disso, o governo americano estuda possíveis mudanças nas regras sobre o uso de ovos provenientes de frangos de corte em alimentos processados. Atualmente, esses alimentos são destinados apenas à produção de ração animal. Segundo informações da agência Reuters, o governo busca alternativas para conter os preços, que dispararam nos últimos meses.

Leia mais: Governo de SP lança projeto para mapear iniciativas de Saúde Digital no SUS Paulista

Para viabilizar essa medida, seria necessário alterar regulamentações que proíbem a venda de ovos de frangos de corte para consumo humano. No entanto, especialistas alertam sobre possíveis riscos de contaminação por bactérias, como a salmonela, caso as regras sejam flexibilizadas.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as importações de ovos brasileiros pelos EUA aumentaram 93% em fevereiro.

Cerca de 170 milhões de aves, incluindo galinhas, perus e outras espécies, morreram em decorrência do vírus da gripe aviária nos EUA. A redução no estoque de ovos tem levado a aumentos de preços em supermercados e restaurantes, com registros de alta superiores a 50% no mês passado. Essa situação ocorre em meio à inflação alimentar e às consequências das disputas comerciais herdadas do governo Trump.

Leia mais: Boletim Focus: projeção do PIB cai para 1,98% e inflação segue acima da meta

Para enfrentar o problema, o governo americano lançou um plano de US$ 1 bilhão destinado à redução dos preços, com foco em prevenção e pesquisa de vacinas. Além do Brasil, os Estados Unidos também buscam ampliar as importações de ovos provenientes de países como Turquia, Coreia do Sul e nações europeias.

Ainda segundo a ABPA, as exportações brasileiras de ovos aumentaram 57,5% em fevereiro. Ao todo, foram embarcadas 2.527 toneladas no mês, em comparação com 1.604 toneladas no mesmo período do ano passado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Documentário 'Sarajevo - a capital da guerra', com Leão Serva, é exibido na TV Cultura

Governo de SP lança projeto para mapear iniciativas de Saúde Digital no SUS Paulista

Nunes Marques pede vista e julgamento de Carla Zambelli é adiado

Lollapalooza 2025: como chegar ao festival de música no Autódromo de Interlagos?

Semana em São Paulo terá calor, pancadas de chuva e risco de alagamentos