O Metrô de São Paulo abriu, nesta segunda-feira (24), a licitação para implementar as obras da Linha 19-Celeste, que ligará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista.
O projeto prevê 17,6 km de extensão, com 15 estações e integrações nas estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-vermelha), além de um pátio de manutenção.
Leia mais: Imposto de Renda 2025: Receita Federal recebe 3,4 milhões de declarações na primeira semana

A proposta é que, até o fim deste ano, o governo estadual assine os contratos e inicie os projetos executivos. De acordo com o cronograma inicial, as obras civis começam em 2026, com previsão de conclusão em aproximadamente seis anos.
A linha promete ser a primeira conexão ferroviária entre a Capital e Guarulhos, o segundo município mais populoso de São Paulo. Sua estrutura contará com 31 trens, que vão transportar 630 mil passageiros por dia – idealmente, o trajeto será reduzido em até uma hora.
Os cidadãos também terão acesso a conexões com outras três linhas de metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha), além da possibilidade de futuras baldeações com linhas de trem.
Leia também: São Paulo: falha de sinalização afeta circulação de trens na Linha 11-Coral da CPTM
REDES SOCIAIS