O leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, previsto para acontecer na próxima sexta-feira (28), teve seus concorrentes presentes na manhã desta terça-feira (25), na sede da B3, em São Paulo. Até o momento, apenas os grupos CCR e Comporte apresentaram interesse na compra dos serviços.
Chamado de Lote Alto Tietê, as linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e o Expresso Aeroporto da CPTM integram regiões como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e o aeroporto de Guarulhos à capital paulista.
Atualmente, o grupo CCR, dono da ViaMobilidade e ViaQuatro, administra as linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, além das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens.
Já o grupo Comporte, ligado à família fundadora da companhia aérea Gol, é um dos donos da TicTrens, empresa que passará a gerir a linha 7-Rubi do trem.
A concessão prevê investimentos de R$14,3 bilhões e um contrato de 25 anos. Também está prevista a construção de oito estações – como Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes – e reformas em outras 24, além de prometer a redução no tempo da espera entre os trens, melhorias tecnológicas e na malha ferroviária.
A operação deve contar com uma frota de 103 trens, número maior ao empregado atualmente nesse trecho. De acordo com o Governo de São Paulo, até 2040 são estimados 1,3 milhões de passageiros em circulação nas linhas.
Leia mais: Metrô lança edital para obras da Linha 19-Celeste, que liga Guarulhos a Capital
REDES SOCIAIS