Anunciada no primeiro ano de gestão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Tabela SUS Paulista pagou um valor de R$ 4,3 bilhões às instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2024.
Os recursos representam um aumento de 80% nos valores repassados por meio de convênios em comparação ao ano anterior.
Leia mais: Senado analisa projeto que permite retaliação comercial contra barreiras externas
A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), remunera até cinco vezes mais às instituições filantrópicas, quando comparada à tabela nacional, com recursos 100% do Tesouro Estadual repassados para os procedimentos realizados via SUS.
“Nosso objetivo com a Tabela SUS Paulista sempre foi muito claro, que é o de fazer as filas andarem, qualificar o atendimento e garantir que toda a população tenha acesso a uma saúde pública eficiente. Esse é o compromisso da nossa gestão e seguiremos trabalhando para expandir ainda mais os serviços”, destacou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.
Aumento nas internações

Por meio da Tabela SUS Paulista, as Santas Casas e instituições filantrópicas do Estado registraram a expansão nos números de internações quando comparado a 2022, garantindo atendimento qualificado mais próximo às comunidades.
Reajuste em 2025
Dando continuidade ao fortalecimento da rede de saúde, o Governo de São Paulo anunciou um reajuste nos valores de 158 procedimentos da Tabela SUS Paulista para 2025. A medida, implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), terá um impacto de mais de R$ 134 milhões, beneficiando áreas como diagnóstico e tratamento do câncer de mama, procedimentos ortopédicos, exames e consultas especializadas, além da ampliação de recursos para pacientes de longa permanência.
REDES SOCIAIS