EUA aplicam tarifa recíproca de 10% a importações brasileiras
Valor representa a taxa mínima em comparação com outros países
02/04/2025 19h03
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) a imposição de uma tarifa de 10% sobre produtos provenientes do Brasil, como parte de seu pacote de tarifas comerciais.
Durante o chamado “Dia da Libertação”, em uma coletiva de imprensa realizada no jardim da Casa Branca, o republicano apresentou as novas taxas contra os principais parceiros comerciais do país.
Leia mais: Trump confirma tarifa de 25% sobre importação de carros
Para Trump, a nova política visa igualar não apenas as tarifas, mas também as barreiras não tarifárias impostas às empresas americanas. O objetivo é recuperar a relevância da indústria nacional, criar novos empregos e reduzir o déficit comercial dos EUA, que atingiu quase US$ 1 trilhão em 2024.
“Implementar tarifas recíprocas para outros países é algo que deveríamos ter feito há muito tempo. Nós não pensamos nisso por décadas. As nações que nos trataram mal verão que vamos impor tarifas, barreiras não monetárias e outras medidas. Elas parecem ser gentis, mas não foram muito gentis”, disse Trump durante seu discurso.
Leia mais: Violência é a maior preocupação do brasileiro, segundo pesquisa Quaest
O presidente apresentou a nova tarifa por meio de uma tabela, na qual revelou outras taxas de importação que entram em vigor a partir desta quarta-feira. Além do Brasil, haverá cobrança de 34% sobre produtos chineses, 20% sobre itens importados da União Europeia e 46% sobre mercadorias do Vietnã, entre outros países.
REDES SOCIAIS