Em alusão à Semana da Saúde, celebrada entre os dias 2 e 7 de abril, as empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos promovem uma programação especial com serviços gratuitos para passageiros de seis estações.
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Nesta quarta-feira (2) e na sexta (4), a estação Guaianases recebe, das 10h às 15h, atividades voltadas à prevenção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Em parceria com o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Guaianases, serão oferecidos testagem rápida, aconselhamento especializado e distribuição de preservativos aos cidadãos.
Ainda hoje, entre 19h30 e 21h30, os passageiros da estação Jardim Romano poderão receber orientação de profissionais da Escola Técnica Sequencial sobre diabetes e hipertensão e realizar teste de glicemia e aferição de pressão arterial.
Na sexta-feira (4), das 9h às 13h, a Coordenadoria Regional de Saúde Leste, oferecerá testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C ao público da estação Comendador Ermelino, promovendo a detecção precoce do vírus, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico e das medidas preventivas.
Leia também: Quaest: reprovação ao governo Lula sobe para 56% e atinge maior índice do mandato
Em apoio ao Abril Azul e Verde, alunos da PROZ Educação farão aferição de pressão arterial (sem limite de atendimento), I.M.C e orientarão os passageiros sobre o autismo e a prevenção de acidentes de trabalho. A ação ocorre na estação Jardim Helena-Vila Mara nesta quarta (2), das 19h às 22h, e na estação Guarulhos-Cecap na sexta (4), das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Metrô de São Paulo
No dia 7 de abril, das 8h às 14h, o Metrô realiza uma Feira de Saúde na estação Vila Prudente, oferecendo aplicação de vacina contra Influenza, exame de diabetes e aferição de pressão arterial, testagem rápida de HIV e sífilis e conscientização de higiene das mãos. A iniciativa ocorrerá em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Covisa, Drogasil e a Abralimp.
A vacina contra a Influenza será aplicada nos grupos prioritários, que incluem:
População a partir de 60 anos;
Gestantes e puérperas - até 45 dias após o parto;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis - mediante apresentação de declaração, receituário que comprove a doença;
Pessoas com deficiência permanente;
Trabalhadores da Saúde, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa;
Trabalhadores da educação, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa;
Profissionais da forças de segurança e salvamento, mediante apresentação de documento que comprove sua atuação na força de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas, mediante apresentação de documento que comprove a sua vinculação ativa com o serviço de forças armadas;
Caminhoneiros - mediante apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro);
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, mediante apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista/cobrador profissional do transporte de passageiros;
Trabalhadores Portuários - mediante apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador portuário;
Trabalhadores dos correios - mediante apresentação de documento que comprove o exercício efetivo da função de trabalhador dos correios.
No Brasil, a Semana da Saúde ocorre de 2 a 7 de abril. A data comemorativa foi instituída pela Portaria de Consolidação MS n° 1/2017, art. 527. Durante esse período, são realizadas diversas atividades para promover a saúde e o bem-estar da população.
REDES SOCIAIS