Notícias

IPVA 2025: 4ª parcela de carros com placa de final 6,7 e 8 vence no dia 22 de abril em São Paulo

Consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda


19/04/2025 18h17

O prazo para pagamento da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para veículos com placa de final 6, 7 e 8 registrados no estado de São Paulo termina nesta terça-feira (22).

Como os dias de cobrança das placas de final 6 e 7 caem, respectivamente, no fim de semana e no feriado prolongado, ambas devem ser pagas no mesmo dia que o das placas de final 8.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), mediante o número do Renavam e placa do veículo.

Assim como no ano passado, a Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês, e se ele ocorrer no final de semana ou feriado, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.

Leia também: Suprema Corte impede Donald Trump de deportar venezuelanos sob a lei de 1798 temporariamente

Formas de pagamento​

Desde o ano passado, a Sefaz-SP começou a aceitar o pagamento via PIX. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA, informar os dados do veículo e gerar um QR code. Ao realizar a leitura dele com aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.​

Continuam a valer as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária, e para quitar, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pagamento pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Licenciamento

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.

Atraso de pagamento

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual fixa-se em 20% do valor.

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). ​Todas as informações podem ser consultadas na página do IPVA no portal da Sefaz-SP.

Confira o calendário de vencimentos:

  • Final 1: dia 13;
  • Final 2: dia 14;
  • Final 3: dia 15;
  • Final 4: dia 16;
  • Final 5: dia 17;
  • Final 6: dia 20;
  • Final 7: dia 21;
  • Final 8: dia 22;
  • Final 9: dia 23;
  • Final 0: dia 24.

Leia também: Em recuperação, papa Francisco faz aparição surpresa na Basília de São Pedro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em recuperação, papa Francisco faz aparição surpresa na Basília de São Pedro

Suprema Corte impede Donald Trump de deportar venezuelanos sob a lei de 1798 temporariamente

Jair Bolsonaro apresenta 'boa evolução clínica', mas segue sem previsão de alta da UTI

Putin ordena cessar-fogo na Ucrânia durante a Páscoa; Zelensky fala em 'jogo com vidas humanas’

Inmet emite alerta de "perigo potencial" para chuvas intensas em todas as regiões do país