José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, está em estado terminal e sob cuidados paliativos, disse sua mulher, Lucía Topolansky.
A ex-primeira-dama falou ao jornal La Diaria que os médicos estão "tentando fazer com que isso aconteça da melhor forma possível", e acrescentou que "este já é um final anunciado".
Aos 89 anos, Mujica já havia anunciado em janeiro que seu câncer no esôfago tinha se espalhado. Na ocasião, ele declarou que estava morrendo.
Leia também: Moraes determina suspensão de passaporte diplomático de Collor
Brasil tem dez mulheres assassinadas por dia, diz Atlas da Violência
"O câncer no meu esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não consigo pará-lo com nada. Por quê? Porque sou um homem velho e porque tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer nem um tratamento bioquímico, nem uma cirurgia porque meu o corpo não aguenta", disse.
Topolansky ainda comentou que sua principal preocupação é preservar a privacidade da família, mas reconheceu que “com um personagem como o Pepe, é meio impossível", disse a mulher”.
Mujica não foi votar nas eleições departamentais uruguaias no último domingo (11). Perguntada sobre o motivo, sua esposa explicou: "Íamos fazer um esforço para ir votar, mas sair de carro era demais para ele e a médica recomendou que ele não fosse".
REDES SOCIAIS