Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (18) que, se estiver com a saúde e a disposição atuais, disputará a reeleição em 2026.

A declaração ocorreu durante cerimônia no Ceará de anúncio de liberação de recursos para ferrovia transnordestina.

"Eu quero dizer para vocês o seguinte, não se preocupe, eu vou fazer 80 anos de idade. Se eu estiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza que eu serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país", disse.

Leia mais: STF forma maioria para manter medidas cautelares contra Bolsonaro

Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, e outros nomes, Lula afirmou: "eles não voltarão".

"Eu não vou entregar esse país de volta àquele bando de malucos que quase destrói esse país nos últimos anos. Podem estar certos disso. Podem estar certos disso. Eles não voltarão. Eles não voltarão", apontou Lula.

Ainda segundo o petista, ele decidirá sobre a candidata na próxima semana.

“Ano que vem tem eleições, se preparem, porque tem muito candidato na praça. Se preparem tem muito candidato na praça, todo dia trem candidato aqui, acolá, eu só vou decidir se vou ser candidato semana que vem porque eu tenho que conversar com minha consciência. Tem que conversar com minha própria consciência e com vocês”.

Eleições 2026

O presidente Lula lidera em todos os eventuais cenários de primeiro turno na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17).

O estudo aponta ainda que o petista teria grande concorrência no segundo turno apenas contra o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empataria no limite da margem de erro.

Ao todo, a pesquisa traçou quatro cenários de primeiro turno e oito de segundo turno. A lista de eventuais candidatos inclui Lula, Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 10 a 14 de julho. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.