Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Agência Brasil
Reprodução | Agência Brasil

O mês de julho de 2025 registrou a menor área queimada no Brasil dos últimos sete anos.

No mês passado, 748 mil hectares de vegetação foram queimados no país. O total representa a menor área devastada pelo fogo, desde que a medição começou pelo monitor do fogo do Map-biomas, em 2019.

A área atingida em julho representa uma redução de 40% em comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram queimados 510 mil hectares a mais (1,25 milhão de hectares).

Leia também: COP30: menos de 50 países têm hospedagem confirmada na cúpula de Belém

O bioma mais atingido pelas queimadas no mês passado foi o Cerrado. Tocantins lidera a lista (203 mil hectares), seguido de Mato Grosso (126 mil hectares) e Maranhão (121 mil hectares).

Nos sete primeiros meses de 2025, foram queimados 2,45 milhões de hectares. O número é alto, mas representa uma redução de 59% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Para o Map-biomas, o resultado positivo pode ser atribuído às chuvas de inverno, e também à redução do uso do fogo na preparação de terrenos para plantação.

Leia também: ONU declara estado de fome em Gaza e acusa Israel de utilizar situação como "arma de guerra"