Notícias

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz alerta para crimes cometidos pela Rússia contra crianças e civis

Oleksandra Matviichuk relata casos de sequestro e tortura.


06/10/2025 23h27

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (6) a advogada ucraniana Oleksandra Matviichuk.

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2022 por seu trabalho em defesa dos direitos humanos, na documentação de crimes de guerra e na luta pela democracia, a ativista compartilha algumas dessas histórias no programa.

No programa, Oleksandra Matviichuk fala sobre os crimes cometidos pela Rússia contra a população civil da Ucrânia. Ela relata casos de sequestro e tortura.

“A guerra tem uma dimensão humana muito vivida. Precisamos encontrar respostas para questões complexas. ‘O que vai acontecer com as 20 mil crianças ucranianas ilegalmente deportadas para a Rússia, que foram separadas de suas famílias para serem adotadas por russos e criadas como ruas?’, questiona.

Além disso, a vencedora do Nobel da Paz afirma que também há vítimas de torturas e abusos sexuais.

“Eu entrevistei centenas. Eles me contaram como foram espancados ,estuprados, espremidos em caixotes de madeira com dedos decepados, unhas arrancadas. Tenho o entendimento claro de que muitas dessas pessoas não têm nenhuma chance de continuar vivas até o fim da guerra”, aponta a advogada.

Participam da bancada de entrevistadores Camilla Veras Mota, repórter da BBC News Brasil; Daigo Oliva, editor da homepage da Folha de S.Paulo; Leila Sterenberg, jornalista, documentarista e senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais; Luiz Raatz, subeditor de Internacional e colunista do Estadão; e Yan Boechat, jornalista do Canal Meio.

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e também pelo YouTube, X, TikTok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.

Assista ao programa completo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“O povo da Ucrânia confia nele”, afirma a advogada ucraniana sobre ações de Volodymyr Zelensky

“Putin começou a guerra contra a Ucrânia porque estava com medo da ideia de liberdade”, avalia advogada

Vencedora do Nobel da Paz diz que "governo brasileiro pode fazer mais" em relação à guerra na Ucrânia

Programas da TV Cultura terão edições temáticas em homenagem ao Mês das Crianças; saiba mais

Intoxicação por metanol pode ser confundida com embriaguez e até ressaca