Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook O apresentador Marcos Mion é pai de Romeo, Donatella e Stefano

Os Encontros Digitais Cultura desta segunda (6) foi um prato cheio para as famílias que vivem intensamente a quarentena e todo esse pacote de convivência 24 horas. Mariana Kotscho e Roberta Manreza, apresentadoras do Papo de Mãe, mediaram uma conversa pra lá de divertida e afetuosa com o apresentador Marcos Mion e a psicóloga Natércia Tiba. “Vou precisar de ajuda pra deixar meus filhos saírem da asa quando tudo isso acabar”, brinca o pai de Romeo, de 15 anos, Donatella, de 11, e Stefano, de 10, que tem curtido cada segundo da confusão do dia em casa com a trupe.

“Antes de falar mais sobre a minha experiência, quero deixar aqui o meu respeito por todos que estão sofrendo demais com a pandemia. Estou engajado em ajudar as pessoas que precisam”, disse Mion, que se considera privilegiado por conseguir ficar em casa com os seus. “Apesar de ser um momento duro, quero que meus filhos se lembrem com carinho desse tempo nosso em casa. Estamos nos redescobrindo, e tem sido um mergulho intenso. Nunca imaginei passar meses direto com eles”, complementa.

Para a psicóloga Natércia Tiba é exatamente esse o equilíbrio que precisamos buscar na rotina: “Precisamos lidar com a dor e a situação triste lá fora, mas não deixar de aproveitar a oportunidade de melhorar os relacionamentos, aprofundar neles”.

Durante a live, Mion contou ainda como tem dado conta das demandas do seu primogênito que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A gente tem rotina, mas com Romeo todo dia é difícil, tem estresse, ele entra em parafuso. A distância dos avós tem sido bem difícil. Mas aqui em casa eu e minha esposa, Suzana, dividimos tudo, e a Donatella e o Stefano também ajudam muito. Não dá pra controlar a ansiedade do Romeo, mas com muita paciência a gente consegue contornar”, confessa o apresentador, que traz também como dica os três livros que escreveu inspirado em seus filhos: “A escova de dentes azul”, para Romeo, “Pai de menina”, para Donatella, e “Detone este livro com seu filho”, para Stefano (abaixo).

“Nada é mais importante do que criar pessoas legais. Botou filho no mundo, cria!”, finaliza Mion. “E, se você cria bem, acaba ajudando a melhorar o mundo”, complementa a psicóloga.

A entrevista completa você encontra no canal do YouTube da TV Cultura:

Na próxima segunda (13) às 16h, tem mais um Encontros Digitais, dessa vez falando sobre criação antirracista.


A ESCOVA DE DENTES AZUL
Editora Panda Books

Uma emocionante história sobre Romeo, um menino muito especial, que mostra para todo mundo o verdadeiro espírito de Natal ao pedir para o Papai Noel um presente muito singelo. No livro, Mion conta sobre o filho autista e as lições que aprendeu com ele.

PAI DE MENINA
Editora Academia

Neste livro, Mion mergulha no mundo das meninas e apresenta para os pais várias dicas do que eles têm que conhecer e aprender no dia a dia para fazer parte do mundo de princesas e unicórnios de suas filhas.

DETONE ESTE LIVRO COM SEU FILHO
Editora Fontanar

Um guia divertido de brincadeiras para os pais fazerem com seus filhos, com 46 atividades lúdicas e 20 adivinhas. Ele ajuda a família a se divertir junto e sem eletrônicos durante o isolamento social.

MULHERES SEM SCRIPT
Editora Integrare

Nesta obra, a autora reúne crônicas sobre a vida cotidiana da mulher e o acúmulo dos seus diversos papéis. Muitos dos textos são baseados em suas próprias experiências como mãe, esposa, profissional, filha e irmã.